Pular para o conteúdo principal

Batom vermelho… EU QUERO USAR!!


MARY RODRIGUES




Nós mulheres temos uma tendência a achar o batom vermelho lindo e sensual, mas somente nas famosas.  Pois, associamos que em nós mesmas (meras mortais…rsrs) poderá ficar vulgar … daí na dúvida não usamos né mesmo?
Mas, chega de medo de usar batom vermelho. Ele é bonito deixa toda mulher poderosa, sensual e levanta qualquer look!

E de vulgar nada tem. O que pode vulgarizar é a forma como é usado. Com qual maquiagem, com que roupa, em fim, para usar o batom vermelho realmente é preciso ter um pouco mais de atenção no contexto.

E para que possamos usufruir dessa cor linda, hoje vou falar do surgimento,a aplicação correta, onde e como usar até algumas dicas de maquiagens e roupas, para que não cometamos erros. E assim, usufruir de toda beleza dessa cor.

Quem optar em usar o batom vermelho, está realmente querendo focar a atenção para a boca. É aí que entra preparar bem a pele com corretivos e bases, pós ultra finos, tudo para levar a atenção para os lábios. 

Abusar na hora de maquiar os olhos, nem pensar. Não significa que não se possa usar sombras, mas há que suavizar a mão. O mesmo vale para o blush.

Então vamos lá!!!

A História:

                              
                                           Rainha Nefertiti ( Neues Museum , Berlim)

Vocês acreditam que o batom vermelho surgiu há mais ou menos 5 mil anos? Joias preciosas, besouros esmagados e outras esquisitices eram usados para a fabricação do batom mais sensual de todos. 

Em 2500 a.C. a 1000 a.C. A Antiga Mesopotâmia foi o lar do primeiro batom conhecido pela humanidade. Mulheres da região utilizavam um pó e pedacinhos de pedras preciosas para decorar seus lábios.

Já as egípcias faziam diferente.

Vejam a cor avermelhada da boca nesse busto da rainha egípcia Nefertiti que viveu cerca de mil anos antes da era Cleópatra.

Com o intuito de criar o batom vermelho, as egípcias, criaram um corante vermelho feito a partir de algas marinhas,iodo e bromo. Esta tentativa de batom rica em ácido trouxe inúmeras doenças infecciosas às mulheres e consequentemente aos homens que as beijassem, ficando conhecido na época como "o beijo da morte".


                               Elizabeth Taylor como Cleópatra


Cleópatra usava besouros carmim(nativos do México) para fazer seus batons. Eles tinham um pigmento vermelho vivo. Os besouros eram esmagados com ovos de formiga, e para um efeito cintilante, utilizavam-se escamas de peixe.Louco né?? O que uma mulher não faz para ficar bela...rsrs. 

                                             
                                              Cate Blanchett como rainha Elizabeth I

No século XIV, a rainha Elizabeth I usava também os lábios rubros, e foi a partir dessa época que o batom  foi evoluindo na sua produção usando produtos como cera de abelha, plantas com corantes vermelhos.
No século XVII, o batom foi considerado como “ Obra do Diabo”, um movimento liderado por um pastor chamado, Thomas Hall.
Em 1770, o parlamento inglês aprovou uma lei contra o batom: as mulheres que seduzissem os homens com a maquiagem tinham seus casamentos anulados e eram julgadas como bruxas.
A Rainha Victoria baniu a maquiagem de praticamente toda a Europa, só as prostitutas usavam nos becos escuros.
Mas, apesar disso, o batom sobreviveu e, ainda no século XVIII, as Gueixas esmagavam pétalas de açafrão para pintar os lábios, sobrancelhas e realçar os olhos.
E no século XIX, a empresa Guerlain, passou a manufaturar o produto. Em 1884, o primeiro batom da história moderna foi introduzido, pelas perfumistas de Paris.
                                                                  Audrey Hepburn
No inicio do século XX, as atrizes aderiram à moda, com a popularidade cinematográfica das décadas de 20 e 30, os batons começaram a serem vendidos nos salões da época.
                                                Beth Grable ( Betty Page )

                                                                    Marilyn Monroe
E foi na década de 40, com as Pin Ups, em meio à segunda guerra mundial, que o batom vermelho alcançou o mundo todo, e até hoje mexe com imaginário masculino.
Há ainda hoje quem não goste, mas o bom é que aqueles tempos ruins de proibição passaram e hoje podemos usar batons de todas as cores, e o vermelho, com certeza, fica bonito em todas as mulheres!
Como aplicar:

Passo a passo


1 - Aplique um corretivo no mesmo tom da sua pele em toda a boca inclusive no contorno.

2 - Com um lápis de contorno na mesma cor do batom, no máximo um tom um pouco mais claro, contorne toda a boca. 

PS 1: Lápis de contorno numa cor diferente do batom, e isso vale para todas as cores, deixa um make vulgar e nãda estético.

PS 2: Se quiser passe um pouco de lápis de contorno no centro dos lábios de forma uniforme, isso ajuda manter a maior fixação do batom, e também a garantia de ficar sempre com alguma cor nos lábios, mesmo depois de beber ou comer algo, evitando assim, ficar somente com o contorno.


3 - Com um pincel próprio para lábios, aplique o batom em toda a boca até a marcação do contorno.

4 - Agora retire o excesso com um lenço de papel, tocando suavemente ou pressionando junto aos lábios. E torne a passar o batom.

PS 1: passar batom com o pincel ajuda a manter a linha de contorno perfeita, além de contribuir com a fixação.

PS 2 - Se gostar de gloss, aplique-o somente no centro da boca. 

Onde e como usar:

Todos os experts do ramo da maquiagem são unânines em dizer que batom vermelho pode ser usado em todas as ocasiões. Tem é que saber usar. Tudo vai depender do seu estilo,personalidade e intenção na hora de optar pela cor.

Mas, claro e óbvio que a um funeral não seria de bom senso ir de boca vermelha né gente!!!!

No ambiente de trabalho e durante o dia:

O importante é deixar o visual leve e natural, optar por um gloss vermelho suaviza bem o make, que deve ser bem básico. Mas um vermelho opaco também pode ser usado.

Em ocasiões especiais e a noite:

Num jantar ou uma festa a cor pode ser mais intensa. Aliás é a ocasião em que se pode ousar com uma cor vibrante opaca ou acetinada.

Num casamento:

Está liberado para todas as mulheres , até para a noiva. Pode aproveitar para fugir do olho escuro esfumado e boca nude.

Um batom vermelho usado de forma correta realmente valoriza qualquer visual. É clássico, luxuoso e tem uma carga de glamour como nenhuma outra cor possui.

Dicas de makes com batom vermelho:











Demais né gente??!!

Dicas de looks para combinar com batom vermelho:















Depois de todas essas informações e dicas está mais do que provado, que o batom vermelho não é vulgar e nem cafona. 


Então agora vamos usar, ousar e arrasar!

Até o próximo post!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utili...

Cachecol, Echarpe, Pashmina, Lenço, Xale e Estola. Qual a diferença?!

Mary Rodrigues Vamos tentar entender a diferença entre essas peças que  confundem muita gente !! Lenço:   Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim.  É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça.  Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.   Ele pode ser grande, pequeno ou médio, de vários tecidos.  Esse item aqui é indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher. Cachecol:   Indicado para dias realmente frios, os cachecóis costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê.  Normalmente são compridos, estreitos, tem a forma de uma faixa e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta...

Keep calm and go to Ibiza! (cont)

Lanna A. Rodrigues Figueretas - Ibiza Continuando o post anterior, vamos conhecer um dos destinos mais disputados do verão europeu que é Ibiza.  Essa ilha fantástica tem diversão para todos os gostos. E, apesar do que muitos pensam, tem áreas de curtição para família e também para quem quer relaxar e apreciar esse paraíso. Conhecida pelos solteiros e baladeiros, o lugar tem festas em clubs renomados, em hotéis (as pool parties ), os sunset em bares e restaurantes de praia  e as disputadíssimas boats parties . Pool Parties Ushuaia Ibiza Beach Hotel O Ushuaia Ibiza Beach Hotel com certeza é um dos lugares mais badalados da ilha. Você pode imaginar ser capaz de desfrutar das sessões dos melhores DJs do mundo a partir do convés de seu próprio quarto na ilha mais sexy ? Este é Ushuaia . Um novo conceito que Ibiza mudou para sempre. As melhores e mais exclusivas "festas diurnas" em um ambiente moderno, design, com todos os tipos de confor...