Pular para o conteúdo principal

Batom vermelho… EU QUERO USAR!!


MARY RODRIGUES




Nós mulheres temos uma tendência a achar o batom vermelho lindo e sensual, mas somente nas famosas.  Pois, associamos que em nós mesmas (meras mortais…rsrs) poderá ficar vulgar … daí na dúvida não usamos né mesmo?
Mas, chega de medo de usar batom vermelho. Ele é bonito deixa toda mulher poderosa, sensual e levanta qualquer look!

E de vulgar nada tem. O que pode vulgarizar é a forma como é usado. Com qual maquiagem, com que roupa, em fim, para usar o batom vermelho realmente é preciso ter um pouco mais de atenção no contexto.

E para que possamos usufruir dessa cor linda, hoje vou falar do surgimento,a aplicação correta, onde e como usar até algumas dicas de maquiagens e roupas, para que não cometamos erros. E assim, usufruir de toda beleza dessa cor.

Quem optar em usar o batom vermelho, está realmente querendo focar a atenção para a boca. É aí que entra preparar bem a pele com corretivos e bases, pós ultra finos, tudo para levar a atenção para os lábios. 

Abusar na hora de maquiar os olhos, nem pensar. Não significa que não se possa usar sombras, mas há que suavizar a mão. O mesmo vale para o blush.

Então vamos lá!!!

A História:

                              
                                           Rainha Nefertiti ( Neues Museum , Berlim)

Vocês acreditam que o batom vermelho surgiu há mais ou menos 5 mil anos? Joias preciosas, besouros esmagados e outras esquisitices eram usados para a fabricação do batom mais sensual de todos. 

Em 2500 a.C. a 1000 a.C. A Antiga Mesopotâmia foi o lar do primeiro batom conhecido pela humanidade. Mulheres da região utilizavam um pó e pedacinhos de pedras preciosas para decorar seus lábios.

Já as egípcias faziam diferente.

Vejam a cor avermelhada da boca nesse busto da rainha egípcia Nefertiti que viveu cerca de mil anos antes da era Cleópatra.

Com o intuito de criar o batom vermelho, as egípcias, criaram um corante vermelho feito a partir de algas marinhas,iodo e bromo. Esta tentativa de batom rica em ácido trouxe inúmeras doenças infecciosas às mulheres e consequentemente aos homens que as beijassem, ficando conhecido na época como "o beijo da morte".


                               Elizabeth Taylor como Cleópatra


Cleópatra usava besouros carmim(nativos do México) para fazer seus batons. Eles tinham um pigmento vermelho vivo. Os besouros eram esmagados com ovos de formiga, e para um efeito cintilante, utilizavam-se escamas de peixe.Louco né?? O que uma mulher não faz para ficar bela...rsrs. 

                                             
                                              Cate Blanchett como rainha Elizabeth I

No século XIV, a rainha Elizabeth I usava também os lábios rubros, e foi a partir dessa época que o batom  foi evoluindo na sua produção usando produtos como cera de abelha, plantas com corantes vermelhos.
No século XVII, o batom foi considerado como “ Obra do Diabo”, um movimento liderado por um pastor chamado, Thomas Hall.
Em 1770, o parlamento inglês aprovou uma lei contra o batom: as mulheres que seduzissem os homens com a maquiagem tinham seus casamentos anulados e eram julgadas como bruxas.
A Rainha Victoria baniu a maquiagem de praticamente toda a Europa, só as prostitutas usavam nos becos escuros.
Mas, apesar disso, o batom sobreviveu e, ainda no século XVIII, as Gueixas esmagavam pétalas de açafrão para pintar os lábios, sobrancelhas e realçar os olhos.
E no século XIX, a empresa Guerlain, passou a manufaturar o produto. Em 1884, o primeiro batom da história moderna foi introduzido, pelas perfumistas de Paris.
                                                                  Audrey Hepburn
No inicio do século XX, as atrizes aderiram à moda, com a popularidade cinematográfica das décadas de 20 e 30, os batons começaram a serem vendidos nos salões da época.
                                                Beth Grable ( Betty Page )

                                                                    Marilyn Monroe
E foi na década de 40, com as Pin Ups, em meio à segunda guerra mundial, que o batom vermelho alcançou o mundo todo, e até hoje mexe com imaginário masculino.
Há ainda hoje quem não goste, mas o bom é que aqueles tempos ruins de proibição passaram e hoje podemos usar batons de todas as cores, e o vermelho, com certeza, fica bonito em todas as mulheres!
Como aplicar:

Passo a passo


1 - Aplique um corretivo no mesmo tom da sua pele em toda a boca inclusive no contorno.

2 - Com um lápis de contorno na mesma cor do batom, no máximo um tom um pouco mais claro, contorne toda a boca. 

PS 1: Lápis de contorno numa cor diferente do batom, e isso vale para todas as cores, deixa um make vulgar e nãda estético.

PS 2: Se quiser passe um pouco de lápis de contorno no centro dos lábios de forma uniforme, isso ajuda manter a maior fixação do batom, e também a garantia de ficar sempre com alguma cor nos lábios, mesmo depois de beber ou comer algo, evitando assim, ficar somente com o contorno.


3 - Com um pincel próprio para lábios, aplique o batom em toda a boca até a marcação do contorno.

4 - Agora retire o excesso com um lenço de papel, tocando suavemente ou pressionando junto aos lábios. E torne a passar o batom.

PS 1: passar batom com o pincel ajuda a manter a linha de contorno perfeita, além de contribuir com a fixação.

PS 2 - Se gostar de gloss, aplique-o somente no centro da boca. 

Onde e como usar:

Todos os experts do ramo da maquiagem são unânines em dizer que batom vermelho pode ser usado em todas as ocasiões. Tem é que saber usar. Tudo vai depender do seu estilo,personalidade e intenção na hora de optar pela cor.

Mas, claro e óbvio que a um funeral não seria de bom senso ir de boca vermelha né gente!!!!

No ambiente de trabalho e durante o dia:

O importante é deixar o visual leve e natural, optar por um gloss vermelho suaviza bem o make, que deve ser bem básico. Mas um vermelho opaco também pode ser usado.

Em ocasiões especiais e a noite:

Num jantar ou uma festa a cor pode ser mais intensa. Aliás é a ocasião em que se pode ousar com uma cor vibrante opaca ou acetinada.

Num casamento:

Está liberado para todas as mulheres , até para a noiva. Pode aproveitar para fugir do olho escuro esfumado e boca nude.

Um batom vermelho usado de forma correta realmente valoriza qualquer visual. É clássico, luxuoso e tem uma carga de glamour como nenhuma outra cor possui.

Dicas de makes com batom vermelho:











Demais né gente??!!

Dicas de looks para combinar com batom vermelho:















Depois de todas essas informações e dicas está mais do que provado, que o batom vermelho não é vulgar e nem cafona. 


Então agora vamos usar, ousar e arrasar!

Até o próximo post!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa