Pular para o conteúdo principal

ARGILA… Uma aliada da sua beleza!


Mary Rodrigues


Conhecida como uma das primeiras formas de medicina natural, usar argila nos tratamentos de beleza e terapêuticas é muito reconhecida.

A argila contém mistura de diversos minerais como caulinite, ilite, montemorilonite resultando da metamorfose de rochas naturalmente ricas em sais minerais. 

É composta principalmente por silicatos de alumínio hidratados,no entanto,podem ainda conter diversos oligoelementos como titânio,magnésio,cobre,zinco,alumínio,
cálcio,potássio,níquel,manganês,lítio,sódio e ferro. E são esse elementos que conferem a argila os efeitos terapêuticos.

Os benefícios da argila já vem de longa data, civilizações como a egípcia, grega, indiana e chinesa são algumas que desde sempre usavam o benefício da argila.

A elevada concentração de sílica e alumínio explica as suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. E uma das mais notáveis propriedades da argila é a capacidade de atingir a área do corpo onde é mais necessária.

Ao contrário dos produtos químicos que podem destruir indiscriminadamente tanto os tecidos saudáveis como os doentes e quer as bactérias benéficas quer as patogénicas. 

A argila é bem seletiva na procura dos micróbios patogénicos e tecidos lesados, permitindo um rápido restabelecimento da saúde.


Existem vários tipos de argilas, pois variam de sua composição em minerais, o que lhes confere diferentes cores, propriedades e aplicações.

Vamos  agora conhecer cada uma delas:

ARGILA BRANCA:


É a mais leve de todas. Usada em máscaras faciais e shampoos para cabelos secos.
É indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.
Seus benefícios são:
        
Clarear a pele (indicada para tratar manchas);
       
Absorver a oleosidade da pele sem desidratar;
       
Ação suavizante;
        
Cicatrizante.
  
ARGILA VERDE:


A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Também utilizada para cabelos oleosos.
Seus benefícios são:

 Ação adstringente;

 Tonificante;

 Estimulante;

 Combate edemas;

 É secativa;

 Bactericida;

 Analgésica;

 Cicatrizante;

 Esfoliante;

 Promove a desintoxicação.


ARGILA VERMELHA:


É uma argila rica em óxido de ferro e cobre.
Seus benefícios são:

Hidratante;

Previne o envelhecimento da pele;

Redutora de medidas e peso;

Ativa a circulação;

Atua como antiestressante.

ARGILA AMARELA:


A argila dourada é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.
Seus benefícios são:

Formação do colágeno da pele devido ao silício;

Indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos;

Hidratante;

Atua na flacidez cutânea.

ARGILA ROSA:


É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis, delicadas, cansadas e sem viço. Possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Seus benefícios são:
      
 Devolve a luminosidade;

 Hidrata a pele;

 Aumenta a circulação;

 Auxilia a eliminar celulite e gordura localizada;

 Efeito tensor;

 Auxilia nos tratamentos de flacidez.

 ARGILA PRETA:


Raramente encontrada, é a mais nobre de todas. A argila preta ou lama negra, é utilizada para a desintoxicação da pele; principalmente peles oleosas.
Seus benefícios são:

  Ação antiinflamatória;
         
Anti-artrósica;
       
Absorvente;
       
Anti-stress;
       
Revitalizadora do couro cabeludo.

ARGILA MARROM:


É uma argila rara devido sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.
Seus benefícios são:

Ativa a circulação;

Rejuvenece a pele e tecidos.

ARGILA CINZA:


Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante.
Seus benefícios são:
      
Antioxidante natural;
      
Retardando o envelhecimento da pele;
      
Eficaz contra acne;
     
Efeito rejuvenescedor do tecido.

 

Como Usar a Argila       

Importante: Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e
sem maquiagem.
       
Nunca usar utencílios de metal, para não alterar as
propriedades da argila.
        
Pegue uma colher de sopa de argila em pó
       
Adicione água mineral ou chá de camomila (temperatura
pode ser morna), até obter uma consistência pastosa e 
grossa.
       
Aplique no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Se 
você usar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar: 
isso é normal. 


Retire com água assim que secar. 

Você vai notar que a pele ficou vermelha, uma vez que a 
argila ativa circulação.
       
Enxugue o rosto delicadamente e não use cremes ou 
maquiagem nas próximas duas horas.
        
Pode borrifar água termal ou agua gelada para acalmar a 
pele.

Agora é só aproveitar os benefícios dessa maravilha que a natureza nos oferece!!

Até o próximo Post !! :*



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa