Pular para o conteúdo principal

Usando veludo, sem erros!!

                                           Mary Rodrigues



O Veludo é um tecido de luxo que remota à milhares de anos. Segundo conta a história foi inventado pelos egípcios. 

Mas, em diversas culturas o veludo era um tecido muito valorizado, símbolo de riqueza, nobreza e poder.

O termo "aveludado" refere-se à tecelagem de um tecido e não ao seu conteúdo. O veludo possui uma trama que é criada quando os laços são formados durante o processo de tecelagem. A trama está de um lado do tecido, enquanto o outro lado é liso. Outros tecidos que têm texturas de trama são os atoalhados e cotelês. A diferença entre o veludo e esses outros tecidos é que no primeiro, as tramas são cortadas, formando uma superfície texturada macia sobre todo o tecido. O atoalhado tem alças que não são cortadas e o cotelê tem laços em linhas em vez de em toda a superfície.

Todos os tipos de veludo podem ser efetivamente tingidos com cores profundas e são mais populares em tons escuros que destacam a rica trama do tecido. A mistura de seda e rayon é mais frequentemente usada para vestidos longos e de noite que enfatizam o seu caimento macio. O veludo sintético, feito completamente de acetato ou rayon é menos caro e mais fácil de se cuidar, e é muitas vezes, um substituto do veludo de seda e rayon. Este tipo pode ser usado ​​para todos os tipos de peças macias de vestuário. O veludo de algodão é adequado tanto para vestuário quanto para decoração. Coletes, saias, blazers e casacos podem ser feitos com ele. Também é usado para fantasias.

Existem ditos como os principais veludos, cinco tipos diferentes. São eles:

Veludo Alemão

Esse tipo de tecido é um dos melhores para vestidos e saias porque ele é bem liso e além disso, tem um brilho intenso. 


Veludo Cristal

Assim como o veludo alemão ele também tem uma textura lisa e brilho, porém, é mais mole, com melhor caimento e além disso é mais leve. Esse tipo de tecido é muito usado para fabricação de vestidos com modelagem mais elaborada, peças que exigem um caimento perfeito.

Veludo Molhado ou Amassado

O grande barato desse tipo de veludo é a textura, que podemos definir como irregular, sem falar que ele ainda conta com o brilho do veludo cristal. Na verdade, cada tipo de veludo possui uma característica do outro, porém, com um toque especial, que o faz único.

Veludo Cotelê

Esse com certeza é um dos mais conhecidos. Vire e mexe, é uma super tendência.É aquele tipo canelado, que hoje já existe com mistura de elastano, super quentinho e com uma pegada bem de inverno. Com ele são feitos principalmente calças.

Na Europa é conhecido como "bombazina".

Veludo Devore

Esse tipo de tecido é aquele que tem desenhos em relevo, com uma textura mais pesada, normalmente, é usado para fabricação de casacos.

Bem, e assim como tudo na moda, o veludo vem e vai, mas cair em desuso não cai. Em algumas épocas são mais fashions, em outras não passa de uma peça tradicional.

Mas, voltou ao sucesso. Muitos estilistas estão apostando nesse tecido nas coleções outono e inverno. 

É um tecido bem a cara de estações frias e climas amenos. 

Não consigo imaginar um calor de 30º é uma peça em veludo. Porém, como vocês já perceberam, não fico aqui criticando e nem com a pretenção de ditar moda para quem quer que seja. Porém, tenho minhas opiniões. E nesse caso, acho que veludo é sinônimo de frio,e ponto.

O que acho interessante nesse tecido, é que em diversas ocasiões fica bem, é muito versátil. E pode-se encontrar peças variadas do vestuário com esse tecido. E há também acessórios, que igualmente ficam lindos.

Sabendo usar sem exageros, a produção fica elegante, moderna, chique e despojada. Tudo é uma questão de não ser extravagante.

Vamos ver alguns looks agora!



























Acessórios








Agora é só se inspirar nos looks e sair super na moda!!

Até o próximo! :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

Keep calm and go to Ibiza! (cont)

Lanna A. Rodrigues Figueretas - Ibiza Continuando o post anterior, vamos conhecer um dos destinos mais disputados do verão europeu que é Ibiza.  Essa ilha fantástica tem diversão para todos os gostos. E, apesar do que muitos pensam, tem áreas de curtição para família e também para quem quer relaxar e apreciar esse paraíso. Conhecida pelos solteiros e baladeiros, o lugar tem festas em clubs renomados, em hotéis (as pool parties ), os sunset em bares e restaurantes de praia  e as disputadíssimas boats parties . Pool Parties Ushuaia Ibiza Beach Hotel O Ushuaia Ibiza Beach Hotel com certeza é um dos lugares mais badalados da ilha. Você pode imaginar ser capaz de desfrutar das sessões dos melhores DJs do mundo a partir do convés de seu próprio quarto na ilha mais sexy ? Este é Ushuaia . Um novo conceito que Ibiza mudou para sempre. As melhores e mais exclusivas "festas diurnas" em um ambiente moderno, design, com todos os tipos de confor

Cachecol, Echarpe, Pashmina, Lenço, Xale e Estola. Qual a diferença?!

Mary Rodrigues Vamos tentar entender a diferença entre essas peças que  confundem muita gente !! Lenço:   Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim.  É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça.  Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.   Ele pode ser grande, pequeno ou médio, de vários tecidos.  Esse item aqui é indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher. Cachecol:   Indicado para dias realmente frios, os cachecóis costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê.  Normalmente são compridos, estreitos, tem a forma de uma faixa e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta).   O jeito mais clássico de usá-lo