Pular para o conteúdo principal

Conhecendo o cabelo da raiz até as pontas.


Mary Rodrigues

Para que a gente consiga realmente tratar dos nossos cabelos de forma mais adequada nada melhor do que conhecermos a estrutura capilar.

Todo fio de cabelo tem uma formação igual. O que diferencia são as características genéticas, que fazem com que algumas pessoas tenham cabelos mais fracos ou fortes, com aspectos diferentes lisos, encaracolados, afros e etc.

A estrutura do fio de cabelo

O fio do cabelo possui duas partes e estruturas distintas. A primeira parte fica dentro da pele, a raiz. E a segunda fica fora da pele, que é o fio em si.

A RAIZ



É através da corrente sanguínea que os nutrientes necessários chegam até a papila e ao bulbo. É no bulbo capilar aonde as células responsáveis pelo crescimento e composição do fio do cabelo são criadas. 

Uma das composições é a melanina, pigmento responsável pela cor do cabelo. Ao se multiplicarem no bulbo capilar empurram para cima as outras células. Estas ainda dentro da pele a medida que vão subindo, criam a queratina, que é fibrosa, fazendo com que o cabelo fique mais rígido, formando assim o fio.

Temos ainda dentro da pele a glândula sebácea, responsável pela produção do sebo. Essa tem como função criar uma barreira natural na pele para impedir a entrada de agentes externos, como sujeiras, bactérias e produtos químicos. E ainda cria uma camada lubrificante e protetora na parte externa do fio à medida que ele cresce.


O FIO DO CABELO


A composição do fio é feita por 10% de água, em média, de 3 a 6% de lipídios, 14% de aminoácidos e todo o restante de queratina.

Suas principais divisões são: a medula, que é a parte central do fio; o córtex, que podemos chamar de "recheio" do fio. É nele que se concentra a queratina que dá a elasticidade e a resistência ao cabelo.

E temos a cutícula que é a parte externa do fio. Semelhante as escamas de um peixe, é ela que protege o córtex dos agentes externos, e ainda é responsável pela maciez, brilho e cor dos cabelos.

COMO O SHAMPOO E O CONDICIONADOR ATUAM NO FIO.


 Voltando as aulas de química...rsrs

Todo cabelo possui uma carga de íons positiva. O que faz com que suas cutículas fiquem fechadas. 

A função do shampoo é abrir as escamas e para isso possui uma carga negativa, ou seja um PH alcalino. Assim, as cutículas se abrem e o produto atua retirando a sujeira. 

Quando as cutículas estão abertas, o cabelo fica com aspecto seco e embaraçado. Pois, as cutículas de um fio se enroscam uma com as outras.

Por isso usar o condicionador após a lavagem é tão importante,pois ele fechas as cutículas retendo todas a vitaminas dentro do cortéx do cabelo. Ele possui um PH ácido, tornando os fios macios e sedosos.

Mas o que esse PH??

A sigla PH significa Potencial Hidrogeniônico, é o que indica a acidez,neutralidade e alcalinidade dos produtos.

Como podem ver a escala vai de 0 a 14. Sendo, de 0 a 6.9 ácido; 7 é o neutro e do 7.1 ao 14, básico ou alcalino.
Como esta escala é algarítima, aumenta de 10 vezes cada unidade. Sendo assim, o PH 7 será dez vezes maior do que o PH 6. Deu para entender ?

Por isso para cada parte do nosso corpo há um produto, pois cada uma deles possui um PH diferente. Por exemplo, o do nosso corpo possui cerca de 4.5 a 5.8, os nossos cabelos em torno de 4.2 a 5.8 .

Bem, agora que está tudo explicadinho, não perca o próximo post. Será bem interessante  e recheado de dicas para quem quer cuidar dos cabelos em casa, certo? :*



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

Keep calm and go to Ibiza! (cont)

Lanna A. Rodrigues Figueretas - Ibiza Continuando o post anterior, vamos conhecer um dos destinos mais disputados do verão europeu que é Ibiza.  Essa ilha fantástica tem diversão para todos os gostos. E, apesar do que muitos pensam, tem áreas de curtição para família e também para quem quer relaxar e apreciar esse paraíso. Conhecida pelos solteiros e baladeiros, o lugar tem festas em clubs renomados, em hotéis (as pool parties ), os sunset em bares e restaurantes de praia  e as disputadíssimas boats parties . Pool Parties Ushuaia Ibiza Beach Hotel O Ushuaia Ibiza Beach Hotel com certeza é um dos lugares mais badalados da ilha. Você pode imaginar ser capaz de desfrutar das sessões dos melhores DJs do mundo a partir do convés de seu próprio quarto na ilha mais sexy ? Este é Ushuaia . Um novo conceito que Ibiza mudou para sempre. As melhores e mais exclusivas "festas diurnas" em um ambiente moderno, design, com todos os tipos de confor

Cachecol, Echarpe, Pashmina, Lenço, Xale e Estola. Qual a diferença?!

Mary Rodrigues Vamos tentar entender a diferença entre essas peças que  confundem muita gente !! Lenço:   Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim.  É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça.  Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.   Ele pode ser grande, pequeno ou médio, de vários tecidos.  Esse item aqui é indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher. Cachecol:   Indicado para dias realmente frios, os cachecóis costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê.  Normalmente são compridos, estreitos, tem a forma de uma faixa e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta).   O jeito mais clássico de usá-lo