Pular para o conteúdo principal

O que calçar?? Tudo que você queria saber, mas tinha vergonha de perguntar. (parte 4)


MARY RODRIGUES




Olá gente!

Como ficou prometido aqui estou novamente para continuar a explicar toda a diferença entre os nossos queridos calçados.

Então vamos a isso.

Cap Toe


Famoso, popular e que traz diferencial para um look, o calçado estilo cap toe voltou com tudo para a moda. 
Criado por uma das maiores estilistas de todos os tempos, Coco Chanel, o primeiro modelo do cap toe era um modelo bege com a frente preta. 
O principal objetivo desse calçado era alongar a silhueta da mulher, valorizando mais suas pernas. Ele foi usado por todas as mulheres que acompanhavam e entendiam a moda da década de 50.

O cap toe possui esse nome por causa da "capinha" que tem na frente do calçado, que é sempre de outro material e cor. Isso abre uma grande possibilidade para diversos modelos do calçado, podendo ser mais sóbrio e discreto até um mais ousado. O interessante é que, por causa do material e da cor diferente do resto do sapato, os modelos estampados também ficam lindos em diferentes looks.


O modelo cap toe possui diversos tamanhos de saltos e existem diversos modelos e, com certeza, você encontrará aquele que combina com seu estilo e personalidade. Nos pés de diversas celebridades internacionais e nacionais, o cap toe é hit.

Sapatilhas ou Sabrinas




É um tipo de calçado feminino caracterizado por não ter salto e ser confortável.
Pode variar de modelo, de forma acompanhando as novas tendências. Apesar de não ter salto poder ser muito elegante. é um tipo de sapato bem jovial e perfeito para muitas ocasiões. em diversos materiais e cores. bem como 
Podemos encontrar esse calçados em diversas marcas desde as mais acessíveis às mais caras.
Muitas famosas adotaram esse modelo como sinônimo de conforto. A ex primeira dama francesa  Carla Bruni por exemplo é uma grande fã deste calçado.

Mocassim e Dockside 
Que dúvida cruel! Todo mundo sempre confunde essas três peças.  Mas, apesar de serem semelhantes  os modelos possuem são gritantes! Aqui vão as dicas para não errar mais...

O Mocassim é um calçado de origem indígena. Os índios norte-americanos os fabricavam com casca de érvore e couro de búfalo. Usavam adornos de contas na parte da frente o que servia de identificação de suas tribos.

Os viajantes que cruzavam os Estados Unidos e se deparavam com os índios a usarem esse calçado de aparência prática e confortável, começaram a parar nas reservas para compra-los. 



Mas foi a marca italiana Tod's que ficou famosa por produzir o melhor mocassim do mundo.

E mesmo nos dias atuais o toque aparentemente artesanal desse calçado ainda é evidenciado. Com suas costuras feita a mão e em um couro bom e macio. O solado é sempre muito fininho.


Criado pelo velejador Paul Sperry em 1947, a história do dockside está diretamente ligada ao cotidiano náutico, acredita?! É que Paul notou que o convés de seu barco era escorregadio,  e por isso resolveu criar um modelo antiderrapante de sapato.

Além disso, ele usou a cor branca na sola, para não sujar as embarcações, e depois disso a marca de sapatos náuticos Sperry Top Sider ganhou vida! Na época, o dockside era uma peça de couro amarrada com rústicos cadarços que trespassavam ilhoses de latão, com um solado de borracha branca antiderrapante.



E o que marca a grande diferença entre o dockside e o mocassim é o cadarço. Pois o dockside sempre terá o cadarço na frente e nas laterais por entre os ilhoses.Já o mocassim, pode em alguns modelos aparecerem com um lacinho de cadarço na frente e só.

Lembrando que esses dois modelos há tanto femininos quanto masculinos.

Slipper ou Loafer

Há muito tempo , as famílias tradicionais inglesas usavam esse modelo de sapato em veludo com as iniciais (geralmente bordados em dourado) – sinal de poder. Já no século 20 começaram a serem usados como substituto dos sapatos quando as famílias chegavam em casa , uma tradição nas escolas inglesas e muito usado também na cultura oriental. O que antes era símbolo de status se transformou em um modelo mais funcional.



Diferente dos outros dois que falei antes, o slipper é o que mais remete a ideia de uma sapatilha. Ainda bem parecido com o original, tem a entender que é uma sapatilha com a parte da frente (e bico) inspirada em uma mistura de mocassim + dockside. Ele é um modelo bem mais simples do que os outros acima, e mais prático de usar também.

Bem vou ficando por aqui, mas no próximo post tem mais, não deixe de ler.

Até lá! :*




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa