Pular para o conteúdo principal

Dicas de etiqueta à mesa.

Mary Rodrigues


Olá gente!

Hoje resolvi variar um pouco e falar sobre algumas regrinhas de comportamento na hora de sentar à mesa. Sei que esse assunto já é bem conhecido de muita gente, mas mesmo assim resolvi abordar esse tema, por achar que nunca é demais relembrar certas regras.

Até por que a forma de comportamento à mesa seja em ocasião formal ou não, fala muito sobre você.

E mesmo sem se dar conta, acredite tem sempre alguém a observar. Além do mais, nunca sabemos quando surgirá ocasiões que nos vão exigir essas regras. Ocasiões como encontros profissionais, jantares de negócios e até mesmo algum jantar surpresa, seguir a etiqueta à mesa também é uma forma de você expressar  segurança e respeito pela pessoa que foi responsável pelo convite.

Engana-se quem acha que essa coisa de regra ficou no passado e que não se usa mais. Usa-se sim e muito. E confundir os talheres e copos num jantar formal são os pontos que mais confundem quando as pessoas se deparam com a situação.

Vou então esclarecer de forma simples algumas regras padrões, que com certeza será muito útil aprender ou relembrar.

Existe dois estilos de bem distintos de etiqueta á mesa. Uma que leva em conta as regras americanas, que são mais modernas e penso que mais usada. E as regras europeias que são mais tradicionais e conservadoras.

Regra americana

O garfo é usado na mão direita, enquanto a faca descansa na parte superior do prato com a serra voltada para dentro. Na hora de usar a faca, troca-se de mão. O garfo vai para mão esquerda e a faca para a mão direita. Após isso, volta-se para a posição inicial.

E isso por que no estilo americano a faca é somente usada para cortar, e não é usada como apoio para por comida no garfo.

No momento que for para descansar os talheres no prato, a faca fica na parte superior do prato e o grafo pode ficar tanto na direita quanto na esquerda, isso vai depender ser a pessoa e destra ou não. Os dentes do garfo podem ficar para cima ou para baixo.

Regra Europeia

O garfo sempre permanece na mão esquerda e a faca na mão direita . Durante todo o tempo os dentes do garfo ficam sempre voltados para baixo, a não ser no momento que realmente é impossível utilizá-lo dessa forma.

Na regra europeia a foca pode sim ser usada para ajudar colocar a comida no garfo, mas somente, na parte de trás do garfo.

Na hora de descansar os talheres no prato, o garfo fica do lado esquerdo e a faca do lado direito, podendo tocar-se ou não.

Vamos então observar algumas regras gerais. Que indiferente do estilo a ser usado, deve ser seguida.

1 – A velha dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é super válida.
2 – Uma vez que usou os talheres, eles não mais devem ser postos na mesa. Devem ser apoiados no prato, seguindo o estilo americano ou europeu.
3 – Na hora de falar, JAMAIS gesticule com o algum dos talheres nas mãos. Apoie-os no prato.
4 – Os talheres transmitem mensagem. Se você os deixa um de cada lado do prato é sinal que ainda não terminou de comer. Se alinhar o garfo com a faca é sinal que já está satisfeito. E quem estiver a servir saberá o momento certo de recolher o prato. Vale ressaltar que esse alinhamento deve ser como os ponteiros de um relógio a marcar 3:15 horas. Há quem use também no marco das 6:30 horas, mas eu particularmente não gosto, por achar que é mais fácil de se bater e derrubar os talheres.
5 – Os talheres não usados devem permanecer sobre a mesa.
6 – A faca de carne é utilizada também para aves. Já os peixes têm sua faca (pá) específica, que é usada somente para afastar peles e espinhas. Omeletes, legumes e lasanha devem ser cortados com o garfo.
7 – Jamais use faca para cortar massas. Usa-se somente o garfo podendo apoiar com uma colher no momento de enrolar os fios, se for o caso.
8 – No caso de ser servido uma sopa, a colher a ser usada estará a sua direita, ao lado das facas. Na hora de tomar leve a colher a boca pela lateral.
9 –  Antes de iniciar o jantar, solicite um guardanapo de papel para remover o batom. O guardanapo quando de tecido fica sempre sobre as pernas. Deve ser usado alternando entre a comida e a bebida com um toque leve sobre os lábios para evitar pequenos vestígios de alimento na boca ou deixar marcas no copo. No término da refeição, coloque-o sobre a mesa sem dobrar.
10 – Quando houver pão, deve ser cortado à mão.
11 – Na mesa formal usa-se quatro copos de diferentes tamanhos , postos a direita do centro da mesa para fora na seguinte ordem: água, vinho tinto e vinho branco. Sendo a de espumante na linha de fora entre a de água e vinho tinto.
12 – Sempre pegar os copos pela haste.
13 – Cotovelos sobre a mesa NUNCA, ante braço ÀS VEZES e punhos SEMPRE.
14 – NUNCA, se curve sobre a mesa. Lembre-se que a comida vai até a boca e não a boca que vai à comida.
15 – Uma dica bem interessante. Se tiver mais de quatro pessoas à mesa e for servido um prato quente, espere a terceira pessoa ser servida e pode começar a comer. Caso seja uma comida fria, será de bom tom que espere todos serem servidos.


Com a correria do dia a dia  e cada vez mais as refeições sendo feita de forma rápida e informal, as regras de etiquetas são deixadas de lado. E somente são usadas em ocasiões bem especiais. Mas, elas não devem ser esquecidas.

A elegância e a discrição é algo que nunca sairá de moda.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post! :*

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa