Pular para o conteúdo principal

Dicas de etiqueta à mesa.

Mary Rodrigues


Olá gente!

Hoje resolvi variar um pouco e falar sobre algumas regrinhas de comportamento na hora de sentar à mesa. Sei que esse assunto já é bem conhecido de muita gente, mas mesmo assim resolvi abordar esse tema, por achar que nunca é demais relembrar certas regras.

Até por que a forma de comportamento à mesa seja em ocasião formal ou não, fala muito sobre você.

E mesmo sem se dar conta, acredite tem sempre alguém a observar. Além do mais, nunca sabemos quando surgirá ocasiões que nos vão exigir essas regras. Ocasiões como encontros profissionais, jantares de negócios e até mesmo algum jantar surpresa, seguir a etiqueta à mesa também é uma forma de você expressar  segurança e respeito pela pessoa que foi responsável pelo convite.

Engana-se quem acha que essa coisa de regra ficou no passado e que não se usa mais. Usa-se sim e muito. E confundir os talheres e copos num jantar formal são os pontos que mais confundem quando as pessoas se deparam com a situação.

Vou então esclarecer de forma simples algumas regras padrões, que com certeza será muito útil aprender ou relembrar.

Existe dois estilos de bem distintos de etiqueta á mesa. Uma que leva em conta as regras americanas, que são mais modernas e penso que mais usada. E as regras europeias que são mais tradicionais e conservadoras.

Regra americana

O garfo é usado na mão direita, enquanto a faca descansa na parte superior do prato com a serra voltada para dentro. Na hora de usar a faca, troca-se de mão. O garfo vai para mão esquerda e a faca para a mão direita. Após isso, volta-se para a posição inicial.

E isso por que no estilo americano a faca é somente usada para cortar, e não é usada como apoio para por comida no garfo.

No momento que for para descansar os talheres no prato, a faca fica na parte superior do prato e o grafo pode ficar tanto na direita quanto na esquerda, isso vai depender ser a pessoa e destra ou não. Os dentes do garfo podem ficar para cima ou para baixo.

Regra Europeia

O garfo sempre permanece na mão esquerda e a faca na mão direita . Durante todo o tempo os dentes do garfo ficam sempre voltados para baixo, a não ser no momento que realmente é impossível utilizá-lo dessa forma.

Na regra europeia a foca pode sim ser usada para ajudar colocar a comida no garfo, mas somente, na parte de trás do garfo.

Na hora de descansar os talheres no prato, o garfo fica do lado esquerdo e a faca do lado direito, podendo tocar-se ou não.

Vamos então observar algumas regras gerais. Que indiferente do estilo a ser usado, deve ser seguida.

1 – A velha dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é super válida.
2 – Uma vez que usou os talheres, eles não mais devem ser postos na mesa. Devem ser apoiados no prato, seguindo o estilo americano ou europeu.
3 – Na hora de falar, JAMAIS gesticule com o algum dos talheres nas mãos. Apoie-os no prato.
4 – Os talheres transmitem mensagem. Se você os deixa um de cada lado do prato é sinal que ainda não terminou de comer. Se alinhar o garfo com a faca é sinal que já está satisfeito. E quem estiver a servir saberá o momento certo de recolher o prato. Vale ressaltar que esse alinhamento deve ser como os ponteiros de um relógio a marcar 3:15 horas. Há quem use também no marco das 6:30 horas, mas eu particularmente não gosto, por achar que é mais fácil de se bater e derrubar os talheres.
5 – Os talheres não usados devem permanecer sobre a mesa.
6 – A faca de carne é utilizada também para aves. Já os peixes têm sua faca (pá) específica, que é usada somente para afastar peles e espinhas. Omeletes, legumes e lasanha devem ser cortados com o garfo.
7 – Jamais use faca para cortar massas. Usa-se somente o garfo podendo apoiar com uma colher no momento de enrolar os fios, se for o caso.
8 – No caso de ser servido uma sopa, a colher a ser usada estará a sua direita, ao lado das facas. Na hora de tomar leve a colher a boca pela lateral.
9 –  Antes de iniciar o jantar, solicite um guardanapo de papel para remover o batom. O guardanapo quando de tecido fica sempre sobre as pernas. Deve ser usado alternando entre a comida e a bebida com um toque leve sobre os lábios para evitar pequenos vestígios de alimento na boca ou deixar marcas no copo. No término da refeição, coloque-o sobre a mesa sem dobrar.
10 – Quando houver pão, deve ser cortado à mão.
11 – Na mesa formal usa-se quatro copos de diferentes tamanhos , postos a direita do centro da mesa para fora na seguinte ordem: água, vinho tinto e vinho branco. Sendo a de espumante na linha de fora entre a de água e vinho tinto.
12 – Sempre pegar os copos pela haste.
13 – Cotovelos sobre a mesa NUNCA, ante braço ÀS VEZES e punhos SEMPRE.
14 – NUNCA, se curve sobre a mesa. Lembre-se que a comida vai até a boca e não a boca que vai à comida.
15 – Uma dica bem interessante. Se tiver mais de quatro pessoas à mesa e for servido um prato quente, espere a terceira pessoa ser servida e pode começar a comer. Caso seja uma comida fria, será de bom tom que espere todos serem servidos.


Com a correria do dia a dia  e cada vez mais as refeições sendo feita de forma rápida e informal, as regras de etiquetas são deixadas de lado. E somente são usadas em ocasiões bem especiais. Mas, elas não devem ser esquecidas.

A elegância e a discrição é algo que nunca sairá de moda.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post! :*

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utili...

Keep calm and go to Ibiza! (cont)

Lanna A. Rodrigues Figueretas - Ibiza Continuando o post anterior, vamos conhecer um dos destinos mais disputados do verão europeu que é Ibiza.  Essa ilha fantástica tem diversão para todos os gostos. E, apesar do que muitos pensam, tem áreas de curtição para família e também para quem quer relaxar e apreciar esse paraíso. Conhecida pelos solteiros e baladeiros, o lugar tem festas em clubs renomados, em hotéis (as pool parties ), os sunset em bares e restaurantes de praia  e as disputadíssimas boats parties . Pool Parties Ushuaia Ibiza Beach Hotel O Ushuaia Ibiza Beach Hotel com certeza é um dos lugares mais badalados da ilha. Você pode imaginar ser capaz de desfrutar das sessões dos melhores DJs do mundo a partir do convés de seu próprio quarto na ilha mais sexy ? Este é Ushuaia . Um novo conceito que Ibiza mudou para sempre. As melhores e mais exclusivas "festas diurnas" em um ambiente moderno, design, com todos os tipos de confor...

Cachecol, Echarpe, Pashmina, Lenço, Xale e Estola. Qual a diferença?!

Mary Rodrigues Vamos tentar entender a diferença entre essas peças que  confundem muita gente !! Lenço:   Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim.  É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça.  Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.   Ele pode ser grande, pequeno ou médio, de vários tecidos.  Esse item aqui é indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher. Cachecol:   Indicado para dias realmente frios, os cachecóis costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê.  Normalmente são compridos, estreitos, tem a forma de uma faixa e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta...