Pular para o conteúdo principal

Xadrez saiba como usar!!

                                                      Mary Rodrigues



Basta observar as vitrines que elas estão lá!! Sejam nas cores clássicas (vermelho e preto, preto e branco) ou em tons mais modernos e também em composições de xadrez de cores diferentes, e até com detalhes rendados nas peças.

Há xadrez em tudo desde blazers indo também nos shorts, calças, camisas,saias e vestidos. Os acessórios também estão dentro da mesma tendência. Lenços, echarpes, cintos, sapatos em fim tudo vai valer.

Nada de falar que essa estampa só aparecia em looks de inverno ou nas festas juninas. Isso é passado. Pode sim ser usado em qualquer estação.

Combinar não é tão difícil como possa parecer.  Uma camiseta branca por exemplo pode servir de coringa para peças de baixo que sejam xadrez. Por que além de ficar sempre bem com o branco, a estampa permite outras sobreposições, como uma blusa azul escura por exemplo.

Cair nessa moda sem errar, é só seguir a dica de puxar do xadrez sempre com uma cor que case com a outra peça.

As mais ousadas podem compor com outras estampas e até brilho. dará mais trabalho. Mas o resultado também fica legal!

Se você é do tipo que odeia xadrez, quem sabe vendo alguns looks super legais, não encontre neles o seu estilo xadrez para entrar nessa moda e passar a curtir essa padronagem.

Para aprender:

Já popularizou-se chamar tudo quanto for cruzamentos de linhas ou quadrados nas estampas de xadrez. Mas sabiam que não é??

Temos nomes diferentes para cada tipo de "xadrez":

- O tartan é composto pela união de linhas de diferentes espessuras que vão formar um quadriculado de cores distintas.

Essa estampa já era tecida na escócia medieval e era colorida com o pigmento natural de amoras,morango e framboesas. Por volta de 1730, os highanders passaram a usá-la em kilts e no final do séc XIX cada clã criava diversos tartans para diferentes ocasiões e para distinguir uma família da outra.

- Tipo Burberry leva o nome da griffe inglesa que fez dela sua marca registrada. Famoso desde a primeira guerra mundial, quando foi usado como forro dos trench coats dos militares, Suas cores são branco e caramelo, com listras pretas e vermelhas.

- O estilo Vichy tem origem francesa, sua principal característica é intercalar duas cores contrastantes, tipo vermelho e branco,azul e branco, também pode ter em outras cores, mas sempre são duas.

- Já a Príncipe de Gales, também conhecido como xadrez inglês, e é típico da alfaiataria. Tem listras bem finas que se aproximam e se distanciam para elas mesmas formarem quadros maiores. Foi disseminado na Inglaterra por Eduardo VII, antes mesmo  de tornar~se rei. Daí o nome referente ao seu título.

- O tipo Argyle, que saiu do lugar de "estampa da vovô", para virar tendência clássica no inverno. É um desenho com padrão de losangos multicoloridos. Inicialmente era tricotado à mão na Grã- Betanha, em meias masculinas e se estendeu a outras peças como cardigans e suéters. Seu nome se deve ao escocês de Argyle.

- O pied-de-poule, é um estilo que lembra os rastros de pés de galinha, e foi eternizado em preto e branco por Coco Chanel. E ainda a variação pied-de-coq que nada mais é a mesma sendo em tamanho maior lembrando rastro de pés de um galo. 

- Temos o Madras, que leva o nome da cidade da ìndia de onde é originário. Sua padronagem é irregular e mistura linhas horizontais e verticais de espessuras diferentes e cores vibrantes. Foi muito utilizado em lenços e xales e nos anos 70, passou a estampar também saias longas e batas com fios metálicos na composição.

- A estampa bufallo é uma forma mais simples de xadrez com apenas duas cores e listras mais grossas. É tipicamente americana e considerada a estampa dos lenhadores.



- Não podíamos esquecer do quadriculado. Que foi inspirado no tabuleiro de xadrez. Sendo bem fácil de diferenciar das outras por ser sempre como diz o nome quadrados só que do mesmo tamanho. Podendo ter duas ou mais cores.

Looks Ousados:







 Looks de mais fácil combinação:









E para você que ainda não está a vontade com roupa xadrez, que tal dar uma amarrada na camisa só para dar um look de moda??



Tem também a opção de usar somente algum acessório!!







Gostaram dos looks, usariam algum deles? Deixe seu comentário!!

Até o próximo post! :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa