Pular para o conteúdo principal

Maquiagem tem validade sim!!

Mary Rodrigues


As maquiagens são itens que sempre queremos adquirir mais e mais. Porém, esquecemos que elas como tudo, tem um prazo de validade.

E você já deu uma olhadinha para saber se não está com algumas vencidas? E mais, há casos que mesmo estando no prazo elas estragam.

No entanto, a durabilidade depende muito do local onde o produto é armazenado e a forma como é usado e, muitas vezes, não é tão longa quanto à indicada na embalagem.

Ter atenção ao aspecto e ao cheiro dos seus produtos facilita bastante na hora de identificar se tem algo errado com suas maquiagens.

Usar cosméticos vencidos pode provocar uma série de complicações, incluindo irritações, reações alérgicas e conjuntivite. A atenção deve ser maior com produtos usados na boca e nos olhos, que são regiões mais sensíveis.

O prazo de validade é o tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização.

A maquiagem deve ser armazenada num lugar arejado, que não seja nem muito quente e nem muito frio. Se você tem uma bancada embaixo da janela, não deixe sua maquiagem ali, tomando sol”, explica o maquiador Anderson Bueno.
O banheiro não é o local mais indicado para guardar cosméticos. Além do sol, a umidade é também um dos grandes vilões destes produtos, em especial perfumes, que perdem suas propriedades mais rapidamente quando expostos a estas condições. Outro problema é a oscilação constante de temperatura por conta do chuveiro, fator que compromete a durabilidade. O mais indicado é armazenar a maquiagem no armário ou no quarto.
Para conservá-la por mais tempo, a dica é fechar bem as embalagens. Tem algumas fracas, que quebram facilmente. Se isso acontece, não vale a pena envolver com fita adesiva, pois o produto vai continuar exposto. O melhor é comprar um novo. Deve-se também evitar o uso de pincéis ou esponjas na aplicação de corretivo sobre espinhas e cravos, para prevenir que os utensílios sejam infectados pelas bactérias e contaminem o restante da maquiagem, ou a própria pele no futuro. O mesmo vale para a aplicação com o dedo, que pode acabar contaminando todo o conteúdo da embalagem. A maneira mais recomendada para encobrir estas imperfeições é através do uso de cotonetes.
Mas como identificar se o produto não é mais apropriado para o uso? O cheiro é um bom indicador. Se está mais ácido do que o normal, ou se não está agradável, substitua. Outra forma de identificar o vencimento é através da aparência dos produtos líquidos, como a base, que perdem sua homogeneidade. Em alguns casos, acontece de a cor se separar do óleo. Aí, é hora de jogar fora.
Apesar de produtos à base de água estragarem mais rapidamente, a maquiagem em pó, como blush, sombra e pó compacto, requer ainda mais atenção, já que, geralmente, não apresenta mudança de cor ou cheiro. Especialistas recomendam o uso por no máximo duas semanas após a data do vencimento.
Quanto mais humidade tem o produto menor é a vida útil dele. Alguns produtos tem “Válido até XX/XX/XX” e isso indica uma data fixa, quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado. Outros tem algo como “6M”, e isso indica que a validade começa a contar no minuto que você abriu o produto.

Porém, a regulamentação para a data de validade dos cosméticos nos Estados Unidos, Canadá e outros países da União Europeia é diferente.Neles, é importante mostrar a vida útil dos produtos nas prateleiras e as diretrizes para trazer esse tipo de informação podem variar de acordo com cada empresa.

Nesses países, os fabricantes não precisam colocar no rótulo a data de validade exata dos cosméticos. É preciso determinar e informar a vida útil dos produtos de beleza.
Muitos cosméticos possuem uma inscrição impressa na embalagem com um desenho de um frasco aberto, com número e letra. Esse símbolo informa que a data do produto passa a contar a partir do momento que o cosmético for aberto ou a vedação do produto for removida. Uma dica bacana é colocar uma etiqueta adesiva assim que o mesmo for aberto com a data.
Como verificar a validade dos cosméticos

Se você é do tipo que joga a embalagem fora, habitue-se a por uma etiqueta com a data que você abriu no frasco assim fica mais fácil controlar o tempo de vida do item.

                                                                                                                                   (foto: Fabricia Beltrão)
Vamos ver algumas validades para que vocês possam se orientar e usar com mais segurança as suas:
Rímel - 3 a 6 meses
Bases - Oil free 12 meses. Base com óleo 18 meses
Corretivo - 8 a 18 meses
Pó de rosto - 12 meses
Sombras - 12 meses
Gloss - 6 a12 meses 
Batom - 12 a 18 meses
Blush em creme - 12 meses;
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios - 12 meses
Blush em pó - 24 meses
Pó bronzeador - 24 meses
Creme de olhos - 3 meses
Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes - 6 meses
Tônicos de rosto - 12 meses
Filtro solar - 12 meses
Cosméticos naturais - duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais.
Dicas:
* Lavar as mãos antes de manusear suas maquiagens.
* Antes de comprar suas maquiagens , principalmente em promoções, olhe a data de validade.
* Mantenha seus pínceis e esponjas lavados.
* Guarde suas maquiagens em local arejado. NUNCA no banheiro.
* Quando for usar produto em áreas machucadas, com cravos ou herpes, aplique com alguma espátula com cuidado de não pô-la novamente dentro do produto, para não contaminar com bactérias ou vírus.
* Evite usar os dedos diretamente no produto.

Espero que essa dicas sejam úteis!!

Até o próximo post! :*


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa