Pular para o conteúdo principal

O tomate!! Um grande aliado da beleza e da saúde!

                                                     Mary Rodrigues



Olá gente!!

Andei meio sumidinha né? Mas, eis-me aqui novamente. E hoje vou falar de um assunto bem legal, o tomate!!

Pois é, vamos começar com sua historinha!

Sempre ligada a cozinha italiana, eles são originários do lado ocidental da América Central e do Sul, incluindo as Ilhas Galápagos. O primeiro tipo de tomateiro assemelhava-se mais ao tomate de tamanho cereja do que as variedades maiores.



Logo após a descoberta do Novo Mundo por Colombo, os espanhóis "descobriram" o tomate quando estiveram no mexico e levaram suas sementes para a Espanha, e assim deu-se a entrada do tomate na Europa.

A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento, à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) apenas ali conhecidas.

Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que este foi encontrado amplamente cultivado no México.

Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (Náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume.

Os primeiros redarguem a esta objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representadas nas cerâmicas.

Apesar de comum na Europa no Séc XVI, não era um alimento muito popular, porque muitas pessoas acreditavam que o tomate era venenoso, pelo fato dessa planta pertencer a família mortal das Nightshade e ter como características ter nas suas folhas alcalóides tóxicos, porém não possuem toxidade nenhuma no fruto.

Por isso era cultivado como planta ornamental de jardim durante muitos séculos pelos europeus.

Chegou a América do Norte com os colonos que se estabeleceram na Virgínia, mas até o final do Séc XIX. Mas atualmente os esatdos Unidos, Rússia, Italia, Espanha, China e Turquia estão entre os maiores produtores de tomate.

E é considerado um fruto pelo fato de uma vez que é desenvolvido do ovário e do óvulo da flor formando daí o opericarpo e as sementes respectivamente após a fecundação, dando assim a característica de uma fruta.

Sendo uma fruta rica em vitamina A,C e E, além de ácidos orgãnicos e licopeno, essa fruta possue de sobra vitaminas essênciais para a saúde. E não para por aí!

Rica também em cálcio e potássio, o tomate previne doenças cardiovasculares, reduz o mau colesterol e combate os radicais livres. Fortalece também o sistema imunológico e controla o colesterol.

Por ser pobre em calorias e groduras e rico em fibras e minerais é execelente para programas de redução do peso.

Outra vantagem de consumir tomate é a proteção natural contra infecções bacterianas e na prevenção de disturbios digestivos.

Benefícios para a pele



O tomate também pode ser utilizado na composição de vários cosméticos. Suas sementes e polpa são de grandes benefícios a pele. Ajuda a tonificar, refrescar e melhorar a circulação sanguínea.

Quando usado em forma de pasta ou suco restaura a acidez após um tratamento de limpeza. Muito bom para tratamento contra acne e vermelhidão. Pessoas com pele oleosa pode fazer uso diário, e quem tem pele seca quinzenalmente. Deve evitar exposição ao sol.



Receita

Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, na zona do rosto, pescoço. 

Deixe o tomate atuar cerca de uma hora.

Passado o tempo de atuação, enxague com um pouco de água morna. Vai notar resultados ao fim de poucas aplicações. Depois de usar uma semana, uma vez ao dia, já deve notar uma pele mais brilhante e uma redução significativa do acne.


Pode fazer também:

1) Esmague metade de um tomate bem maduro com duas colheres de chá de iogurte natural (sem adição de açúcar). Misture bem e aplique.

Deixe atuar durante 30 minutos.

Enxagúe com água e seque a pele com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

PS: Esta receita não só é óptima para quem sofre com acne, mas também para queimaduras solares e irritações da pele.

2) Junte uma porção de sumo de tomate maduro a uma porção igual de leite. Guarde num recipiente coberto ou garrafa dentro do frigorífico.

Aplique a mistura na face e no pescoço com recurso a um pouco de algodão, uma ou duas vezes por dia.

Deixe atuar por 10 minutos.

Enxagúe com água e seque a pele com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

PS: Ótima para promover limpeza na pele. Pode também substituir o leite por mel e usar após uma esfoliação.


Pode também usar o tomate para esfoliar a pele. Basta estar com a pele bem lavada, depois pegar pedaços de tomate sem semente passar sobre açúcar em pó e fazer movimentos circulares no rosto. depois enxaguar bem.

Benefícios  para o cabelo

O suco de tomate é um potente agente anticaspa e também previne a queda do cabelo.

Receita

Escolha tomates maduros, corte-os e bata-os no luquidificador com um copo de água. Coar.

Após lavar o cabelo com o xampu, alique o suco no cabelo e deixe atuar por uns dez minutos.

Enxágue com água morna ou fria, aplique normalmente seu condicionador normalmente como de costume.

O ideal é fazer esse processo duas vezes por semana.

E vale lembrar, que quando mais maduro os tomates mais ricos nas suas propriedades!1

Até o próximo post! :*










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da meia calça !!

                                                                       Mary Rodrigues Que as meias calças ou collants são aquelas que vão da cintura até aos pés, isso de certo, você já sabia. Mas, será que também sabe da sua história? Então vamos saber um pouco mais sobre essa peça tão querida entre as mulheres! Há registros de seu uso já na  Mesopotâmia , de aproximadamente 2.200 anos atrás. Nessa época, porém, seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno.  O material de que eram feitas também era muito diferente dos atuais. Confeccionadas em  lã  ou  algodão , tinham uma costura na parte de trás, o que também facilitava a  montaria  dos soldados. No  século XIV , a  meia-calça  passou a ser utilizada por   nobres , que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas peças, então ricamente bordadas.  No reinado de  Catarina da Rússia , os homens utilizavam as  meias-calças  como artefatos de sedução, pois a

A moda em Jurerê.

Por Lanna A. Rodrigues “Jurerê Internacional, o destino mais valorizado do litoral brasileiro.” Agora é hora de falar de luxo! Jurerê Internacional é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis , Brasil. Conhecida internacionalmente como a Ibiza brasileira, é deslumbrante pelo luxo dos carros, mansões, moda, gastronomia e baladas sensasionais. É a praia escolhida por muitos famosos como Lindsay Lohan, Alessandra Ambrósia, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Cameron Diaz. Vamos começar pela moda que domina a praia mais badalada de Floripa. BIQUINES A moda das franjas, cores flúor, estampas assinadas e muito branco, dominam em todos os estilos. O tomara-que-caia com aplicação metálica, o cortininha na parte de baixo e as as duas peças em cores diferentes dão um ar de luxo e sofisticação. O biquine ripple é o que está chegando com força total! Ele tem um drapeado na p

Chapéus, gorros e boinas veja as diferenças!.

Mary Rodrigues Apesar de chic e de ter a capacidade de transformar qualquer visual, o chapéu ainda é deixado um pouco de lado. Existem os mais discretos e famosos entre o fashionistas, como o panamá, outros mais ousados como o fedora, e ainda aqueles que são indicados para festas como os casquetes e fascinators muito usado pela duquesa Kate Middleton. Segundo muitos estilistas do ramo chapeleiro, chapéu foi e sempre será símbolo de status e os desfiles e eventos sociais mostram isso. Mas existe alguma regrinhas para o usá-los. O chapéu tem uso restrito em alguns momentos por exemplo, à mesa jamais use chapéu, pois é considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas durante o dia esse acessório é super bem-vindo. Casamento ao ar livre também é permitido o que deixa a roupa ainda mais elegante. A regra manda que evento até as 17h os chapéus podem ter abas, depois disso não seria o correto. Como a moda que vai e vem, podemos dizer que o chapéu sa